segunda-feira, 28 de novembro de 2011

XVIII Festibandas de Teresina

Orquestra Jovem de União na 3ª noite do festival
  • Nos dias 23, 24 e 25 de Novembro, acompanhei a realização do XVIII Festival de Bandas de Teresina, uma realização da Prefeitura Municipal de Teresina através de seu órgão gestor das ações culturais – Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.
Foi emocionante constatar a grandeza do movimento musical das bandas de músicas da nossa região e perceber a elevação do nível de suas apresentações, com algumas bandas-escolas chegando atingir um nível similar às profissionais.

A infraestrutura e a organização do evento também melhorou muito, principalmente no que diz respeito ao audio que foi com qualidade profissional. Vários bandas apresentaram-se durante os três dias do festival, pra ser mais preciso, vinte e oito bandas entre profissionais e bandas-escolas; algumas com bons uniformes, outros não; e no que diz respeito a carga instrumental a maioria de boa qualidade.

Constatei também a gradativa evolução técnica da regência, por alguns jovens maestros que estão tendo uma oportunidade de crescerem juntos com seus grupos.  O número de bandas de nível técnico-musical comprometedor foi mínimo. Tudo isso dá mostras de que o movimento das bandas de música no Piauí está no caminho certo e que, apesar das dificuldades existentes, a expectativa para os anos vindouros é altamente positiva. 

Entretanto, considerando que o progresso do movimento de bandas em nossa região depende de constantes melhorias e inovações, acredito que o próximo festival precisa ser bem melhor, pricipalmente no que diz respeito a uma definição regulamentar sobre a categoria dos grupos participantes que atualmente vivem uma ligeira confusão de identidade entre banda de música tradicional e big bands. Outro ponto para a analise é o repertório das bandas que, se por um lado precisa ser moderno e atual, por outro, não pode ser incoerente com a identidade cultural da banda de música tradicional.

  • O grande mérito do festival de bandas de Teresina ao longo de suas diversas edições, tem sido motivar as bandas para uma busca contínua da melhoria da qualidade, além de um espaço de integração onde cada grupo mostra o resultado do que foi trabalho durante o ano.

Sugestão para próximas edições do Festival

A qualificação dos mestres e músicos é uma questão que também pode ser inserida na organização do pròximo festival. Oficinas que abordem o aperfeiçoamento das metodologias do ensino coletivo para banda de música e oficinas de manutenção com cursos de reparos dos instrumentos musicais, creio que seja de grande valia.

  • O Festival de Bandas de Teresina existe há 25 anos e em sua primeira edição teve a frente o maestro Cariús no ano de 1987. Dede então é organizado no mês de novembro dentro das progamações alusiva a semana da música pela Prefeitura de Teresina. Em sua XVIII edição foi coordenado pelo maestro Vitalino Jr.