quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Enaldo Jr: Sax In Jazz

  • Músico é aquele que professa a arte musical, tocando, compondo ou cantando. O saxofonista piauiense de Teresina (PI), Enaldo Jr. é um desses músicos que preenche esse conceito com intimidade de músico de sensibilidade profunda e de improvisador criativo, além de compositor, regente, arranjador e professor respeitado.
Enaldo Jr. é um músico viajado, tendo convivido com a música desde a infancia. Descendente de uma familia musical onde o pai era saxofonista profissional do Exercito Brasileiro, teve em sua infancia um ambiente puramente musical, onde o som dos grandes saxofonistas americanos e brasileiros predominava.
Mestre de uma nova geração de bons saxofonistas que surgem a cada dia na cidade de Teresina, Enaldo Jr. tem conseguido que esses novos músicos improvise com uma certa fluência e técnica. Esse trabalho tem transformado a qualidade músical dos novos instrumentistas da cidade e é resultado de sua devoção pelo Jazz como uma música aberta e livre.

  • Ao lado de Ademir Jr, Enaldo Jr é uma referência da música brasileira que tem contribuido muito para o surgimento de novos talentos na arte de tocar e improvisar como os grandes saxofonistas do universo musical.

domingo, 21 de novembro de 2010

O Dia do Músico

O Músico Edino Neiva - Presidente da OMB/PI e o Cantor My Brother
“Eu nasci com a música dentro de mim: ela me era tão necessária quanto à comida ou a água” (Ray Charles).

  • Comemora-se hoje, segunda-feira (22/11/2010) o dia do músico. Parabenizamos a todos que militam na música em todas as suas areas.
    Sem dúvida, um músico que lê a frase de Ray Charles se identifica imediatamente. O talento nato ou adquirido com estudo e técnica é uma forma de transcendência para o profissional da área: quando canta ou toca algum instrumento, não pensa em nada além da arte que está sendo realizada no momento. Não há limitações e impedimentos, apenas vontade e ação.

    Mas, a falta de regulamentação e valorização dessa arte faz com que muitos desistam pelo caminho, ou assumam a vocação apenas como hobbie ou trabalho esporádico. Não à toa, o dia do músico é comemorado em 22 de novembro, dia de Santa Cecília. A história da religiosa tem tudo a ver com esse contexto que, apesar das dificuldades, não impede a manifestação dos mais poderosos talentos.
    • Santa Cecília vivia no antigo Império Romano, onde os cristãos eram muito perseguidos. Por isso, ela foi condenada à morte por asfixia em um quarto de banhos quentes. Como era extremamente conhecida pela dedicação aos pobres, decidiram matá-la em casa e, assim, evitar protestos. Mas, para surpresa de todos, Cecília passou três noites entoando cantos de louvores a Deus. Sem alternativas, decidiram degolá-la. Mesmo perdendo as cordas vocais, ela continuou cantando enquanto agonizava, até a morte.
    Felizmente, não se permite mais tamanha ignorância em nosso tempo e, hoje a música é simbolo de alegria em quase todas as circunstância e, para o cantor, maestro ou instrumentista, a melhor recompensa é a receptividade do público.
    • Mais uma vez nossas homengens a todos nós músicos pelo nosso dia e pelo nosso trabalho!.

    segunda-feira, 1 de novembro de 2010

    Orquestra Nostalgia: Uma Big Band de Salão

    • A “Orquestra Nostalgia” nasce em 2006 liderada pelo maestro Rocha Sousa, como um grupo de estudos e em pouco tempo transformou-se em uma orquestra profissional experimentada que proporciona aos ouvintes de todas as faixas etárias e classes sociais, um repertório orquestrado com músicas que a mais de um século emociona as mais diversas gerações.

    Desde sua criação a “Orquestra Nostalgia” já realizou diversos shows, mostrando um repertório versátil, despido de qualquer tipo de preconceito, que inclui desde os temas das orquestras de salão tradicionais, entre outros estilos musicais consagrados.

    A “Orquestra Nostalgia” é composta por vinte músicos profissionais, todos compromissados com a qualidade da música popular. São cinco saxofones, um clarinete, quatro trompetes, três trombones, dois cantores, guitarra, teclado, baixo, bateria e percussão.

    • A apresentação da “Orquestra Nostalgia” contagia e emociona a todos com um show dinâmico nos mais diversos estilos consagrado pelas grandes orquestras de salões mundiais.

    No vocal a “Nostalgia” tem o cantor Chico Ratum um dos últimos cronner representante das grandes vozes das orquestras de salões, interpretando os clássicos românticos da música popular internacional com arranjos elaborados especialmente para sua voz.

    • A “Nostalgia” tem ainda a linda voz da cantora Mira que interpreta os grandes clássicos da música popular brasileira.