sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O Choro em Teresina - por Laura Macêdo

Turma do Chorinho de Teresina - década de 70
  • Este post foi originalmente publicado no bloger de Laura Macêdo em novembro de 2008. Tomei a liberdade de publicá-lo novamente dando os devidos créditos a sua pesquisadora. Nele a Laura faz um resgate e uma justa homenagem ao chorinho piauiense, destacando os músicos e grupos de choro que atuavam na década de 70 e os que atuam no presente.

O Choro já tem quase 150 anos de história e o notável é que continua como um vulcão em ebulição, irradiando lavas férteis nas novas gerações e, com isso, assegurando, felizmente, pelos séculos vindouros safras cada vez melhores de músicos e apaixonados divulgadores do Choro.

  • Documentário sobre história evolução do choro no Brasil realizado em 1974.

É na década de 1970 que o Choro deixa sua marca na cidade de Teresina, com o surgimento de alguns grupos, destacando-se a "Turma do Chorinho", que tinha cadeira cativa na Rádio Difusora de Teresina, apresentando-se sempre às terças-feiras.
A história da formação desse grupo foi semeada pelo clarinetista e saxofonista Abel Ferreira, quando de sua passagem em nossa cidade. Ao dirigir-se ao público, repetidas vezes, ele incentivou os piauienses a formarem grupos de Choro - e a semente frutificou. (Foto abaixo da 1ª formação da "Turma do Chorinho").

  • Da dir para esq: Benedito Gomes da Silva (ritmo), Carlos Guedes da Silva (cavaquinho e violão), Raimundo Lopes Ferreira (ou Raimundo Elisário - violão convencional), José Maria Doudement (violão 7 cordas), Bruno do Carmo (violão/guitarra/bandolim/cavaquinho), Simplicio de Moraes Cunha (clarinete/saxofone), José Lopes dos Santos (flauta/saxofone).
Paralelamente às apresentações na Rádio Difusora e ampliando cada vez mais o repertório com choros de Pixinguinha, Abel Ferreira, Benedito Lacerda, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Sivuca, Zé Menezes, Ernesto Nazareth, Garoto e outros, a Turma do Chorinho passou a reunir-se às sextas-feiras em clubes sociais e/ou residências particulares tocando muito chorinho e também músicas de seresta. Participou de várias edições do "Concerto em Família", promovido pelo setor de Artes da Universidade Federal do Piauí.
Essa turma atravessou as fronteiras do Piauí, e, no dia 2 de julho de 1978, apresentou-se em Brasília (DF), dando o testemunho de que o Piauí também acolhera com sensibilidade esse gênero musical.A foto abaixo registra a Turma do Chorinho tocando na solenidade de troca da Bandeira Nacional.

Nessa apresentação em Brasília foram incorporados ao grupo o trombonista e trompetista José de Ribamar Isidório Soares e o ritmísta João de Deus Silva, também cantor, passando de sete a nove os componentes da Turma do Chorinho, como demonstra a foto abaixo.

Na coluna de trás: Benedito e João de Deus; no centro: Raimundo Elisário, Bruno. Doudement e Guedes; na frente: Ribamar, Simplício e Zé Lopes.

A Turma do Chorinho voltou de Brasília estimulada para novas empreitadas, mantendo acesa a chama pelo Chorinho. Hoje a quase totalidade dos seus integrantes não está entre nós, mas o entusiasmo pelo Chorinho persiste em solo piauiense, com o Grupo Trombone & Cia, liderado pelo músico Vando Barbosa.

Com cinco anos de existência, o Trombone & Cia permanece praticamente com a mesma formação, tendo ocorrido apenas duas alterações. Há no grupo uma grande diversidade de faixa etária, variando entre 19 e 74 anos, favorecendo uma riquíssima troca de experiências entre seus integrantes. Hoje o Trombone & Cia conta com a seguinte formação:
  • Vando Barbosa (Trombone/Flauta Doce); Mestre Colombo (Violão, Bandolin e Cavaquinho); Raniel Santos (Saxofone); Beto (Cavaquinho); Marcel Régis (Violão 7 Cordas/Cavaquinho); Tuca Maia (Baixo); Wilmar Barbosa (Flauta); Alexandre (Surdo); Wesley (Pandeiro).
O foco do trabalho desse grupo é a música instrumental brasileira, com destaque para o Choro e as composições dos grandes Chorões brasileiros que fizeram história nesse gênero musical. Mas o grupo executa, também, maxixe, polca, gafieira, salsa, valsa e samba.
As apresentações são semanais, sempre às quintas-feiras, a partir das 21:00 h, no Clube do Choro de Teresina que funciona no Espaço Cultural Trilhos, na antiga estação ferroviária, no centro da cidade.

O Trombone & Cia também realiza shows, bailes e participa de eventos oficiais de relevância, no Piauí e outros estados da federação, como:

  • Festival Artes de Março; Festival de Bandas de Teresina; Salão Internacional de Humor do Piauí; Festival de Inverno de Pedro II; Salão do Livro do Piauí; Semana Cultural Possidônio Queiroz, em Oeiras - PI; Festival Mel, Chorinho e Cachaça, em Viçosa - CE; I Semana Fontes Ibiapina , em Picos - PI; Projeto Nação Piauí, em Brasília; II Festival de Música Instrumental do BNB, em Fortaleza - CE; III Festival Nacional do Choro do Rio de Janeiro - RJ e I Festival do Choro de Teresina.

A realização deste último evento foi um prêmio para os Chorões piauienses. Nos três dias do Festival aconteceram vários Workshop de Choro e rolou muito chorinho com músicos do naipe de Marco Pereira, Gabriel Grossi, Zé da Velha, Silvério Pontes, Nailor Proveta e a prata da casa.

O Grupo Trombome & Cia, como a grande maioria dos grupos musicais, infelizmente conta com reduzido apoio das instâncias culturais do Piauí, nas esferas estadual e municipal. Mas o amor/paixão à arte de tocar e encantar prevalece nesses excelentes músicos que, aos "trancos e barrancos" mantêm viva a chama do Choro.

PALMAS PARA O CHORINHO PIAUIENSE!!!!!
Por Laura Macêdo

Fontes de Pesquisa:

  • "A vida e seus caminhos... ", 2º vol, de José Lopes dos Santos(um dos integrantes da Turma do Chorinho, já falecido).
  • Depoimentos colhidos com os integrantes do Trombone & Cia.
  • Fotos e observações pessoais de quem curte e marca presença todas as 5ª feiras, no Clube do Choro de Teresina.

O Vidéo abaixo apresentado no programa "RECONTAR" da Tv Assembleia (PI) no ano de 2009, serve para ilustrar este trabalho de pesquisa da Laura Macêdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário