sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Banda de Música da Cidade de José de Freitas - Pi

  • A Banda de Música Municipal Estrela do Norte da cidade de José de Freitas - Pi, foi fundada em 1910 por Gentil de Almendra Freitas, em virtude da necessidade de animar os bailes em alta naquela época. Até então animados pela Banda vinda da vizinha cidade de União.
Era o ano de aparição do cometa "Halley", e surgiria nos céus desta terra, mais exatamente ao Norte. Daí o nome Banda Estrela do Norte. Após o ano de 1955, quando da passagem do sargento Luiz Santos, a banda permaneceu desativada por várias décadas, período em que se formaram vários grupos particulares que animavam nossas festas.

  • Em 1993, por manifestação popular, no governo do então prefeito Fernando Freitas, volta a José de Freitas, o já conhecido, maestro Luiz José dos Santos, maestro renomado, formando um novo grupo que recebeu o nome de BANDA ESTRELA DO NORTE, em homenagem à antiga formação, permanecendo na regência até 1995.
Atualmente a banda é municipalizada por Lei, possui regimento registrado em cartório, está instalando a Escola de Música Luiz José dos Santos, sob a coordenação do Prof. e Músico Ronaldo Campos Chaves e conta com um efetivo de 18 músicos, tendo a mesma se apresentado em diversas cidades do estado, bem como no Festival de Bandas de Teresina, com notório reconhecimento no meio artístico-musical.

  • Recentemente a Banda de Música Estrela do Norte foi PREMIADA com r$ 20.000,00 através da FUNARTE, para compra de novos intrumentos musicais para a escola de música da cooporação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário